domingo, 26 de julho de 2009



RODEIO:


ESPORTE x CRUELDADE



O rodeio é um esporte que ainda causa muita polemica no Brasil e em outros países que adotaram a sua pratica. E os principais motivos são a falta de informação das pessoas.

As esporas, as cordas e os sedéns são um dos principais acessórios utilizados nos rodeios e os principais motivos de desaprovação de algumas pessoas em relação ao rodeio, que acabam acreditando que em todo rodeio os animais são maltratados e forçados a pular a base de espancamento e choques.
O que essas pessoas não sabem é que nos rodeios profissionais o bem estar animal é prioridade e que esse tipo de desrespeito com os animais só acontece em rodeios ilegais.
Os rodeios ilegais começaram a aparecer quando o rodeio se tornou febre no país e com isso algumas pessoas inescrupulosas começaram a praticar as montarias em instalações precárias, com animais assustados e muitas vezes fracos e magros. Houve casos de pessoas que utilizaram arame farpado nas cordas para fazer o animal pular.
Porem a Associação de Proteção Animal juntamente ao Ministério Público conseguiram, em 2002, regularizar os rodeios e desde então sua pratica busca ao maximo atender ao bem estar animal.
Quem já assistiu a um rodeio profissional pode observar como os cavalos ( e éguas) e touros são animais vigorosos, sadios de boa aparência. Afinal de contas são como atletas, tem dieta especial, veterinários e zootecnistas de plantão, são submetidos a exercícios e treinamentos.
E como todo atleta estão sujeitos à acidentes, mas, isso não acontece somente com animais de rodeio, ou você acha que seu cavalo na baia é melhor tratado e corre menos riscos que o cavalo de rodeio?
Animais que praticam esportes hípicos desde 4 tambores a salto estão sujeitos acidentes como lesões nos membro e coluna, tombos e até mesmo fraturas. Alem disso as selas, arreios e esporas usadas nos esportes hípicos tem o mesmo efeito sobre os animais. Quantos animais de provas você já viu com assaduras causadas pela barrigueira e hematomas causados pelas esporas? E nem por isso o hipismo é considerado uma pratica cruel.